-
Arquitetos: 1+1>2 International Architecture JSC
- Área: 16 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Vu Xuan Son
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na série de projetos de desenvolvimento comunitário por 1 + 1 > 2 International Architecture JSC, em colaboração com centros de pesquisa e desenvolvimento da saúde pública, a casa de garrafas foi construída para as comunidades rurais afetadas pelo HIV / AIDS. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade das conexões comunitárias e agrícolas, ajudando às pessoas com o vírus a se reintegrar socialmente.
O terreno está localizado ao lado do dique do mar, com uma média de 12 tufões por ano; este é um grande desafio ao construir. Assim, a casa garrafa deve ser concebida para responder a desastres naturais, protegendo as mudas. Posicionada no pé do dique, onde pode ser protegida do vento adicional, a fundação - que são tubos de concreto enterrados no subsolo com reforço transversal - assegura o sistema de armação de bambu sustentável. Com ideias de barcos de vela - imagem familiar da vila de pescadores, a casa surge como um marco entre os campos. As curvas combinadas de garrafas de plástico possuem forte apelo visual.
Com uma área de apenas 16 m², usando material de bambu, com telhado de 3000 garrafas de plástico, o projeto produz cerca de 10 mil mudas de tomate por temporada, e um lugar para os agricultores descansar e relaxar. É também um lugar para que os alunos tenham atividades extra-escolares. O projeto é a investigação em curso, divulgação e reprodução, a fim de servir a comunidade de forma prática.